segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

.*.Brócolis... verde que me quer bem!!.*.

Vegetal de cor verde-escuro, integrante da família dos crucíferos. É primo próximo da couve-flor e do repolho e um importante aliado na redução dos níveis de colesterol além de auxiliar no processo digestivo. Rico em cálcio, potássio, vitaminas, fibras e fitonutrientes, motivos suficientes para deixar todos da família mordidos de inveja.
Estudos sugerem que um dos compostos presentes no vegetal, o sulforafano, pode reverter os danos causados pelo diabetes nos vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial. Isto devido à produção de enzimas que protegem as paredes das artérias e veias e de moléculas capazes de diminuir os danos causados pelo excesso de açúcar na corrente sanguínea.
A hortaliça também riquíssima em vitamina C, nutriente que contribui para a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico. É um excelente antioxidante que previne o envelhecimento precoce, a mutação maligna de células afastando assim o aparecimento de doenças crônicas e o câncer.
O brócolis é um excelente alimento para manter os ossos firmes e saudáveis por ter além do cálcio nutrientes como o magnésio, vitamina A, C, K e proteínas que auxiliam na manutenção da estrutura óssea.
A presença ainda do potássio, sêlenio e as fibras torna o brócolis um aliado da estética, deixando a pela mais bonita e viçosa e os músculos ainda mais fortes.
O ideal é consumir pequenas porções de três a cinco vezes na semana, aproximadamente um xícara por dia, não mais do que isso pois o consumo exagerado do alimento pode causar desconforto intestinal e o aumento de gases. Estudos também relatam o prejuízo do funcionamento da glândula tireóide em pessoas com deficiência de iodo.
Agora é só cozinha-lo no vapor e inclui-lo em cremes, caldos, tortas, massas e na famosa "saladinha" de cada dia e assim desfrutar de todo o bem que ele vem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário