terça-feira, 17 de setembro de 2013

.*. 4 dicas para ajudar seu filho a comer saudável!! .*.

Manter os filhos alimentados não é uma tarefa tão fácil quanto parece, não é mesmo pessoal? As crianças podem ser exigentes e os pais podem muitas vezes passar por momentos de frustração. No entanto é importante lembrar que uma das tarefas dos pais é oferecer às crianças alimentos saudáveis ​​e estabelecer tempo e lugar certo para a realização das refeições. Por outro lado, é o trabalho do filho estabelecer ao longo da vida suas preferências alimentares, baseados nos alimentos ofertados pelos pais, e quantidades adequadas e necessárias para sua atingir a saciedade. Muitas vezes os pais por insegurança acabam forçando o filho a comer mais do que o necessário com medo de que a quantidade escolhida pelo mesmo não fosse adequada. Não podemos nos basear em nossas porções na hora de ofertar alimentos às crianças, elas tem necessidades diferentes e a capacidade gástrica também é diferenciada.

Na tentativa de auxiliar, aqui estão algumas dicas simples para manter a família no caminho certo para uma alimentação saudável:
  1.  Comer juntos! Se você for colocar em prática apenas uma coisa citadas nessa lista, faça essa. Quando você cria o hábito de se alimentar em família, esse hábito acaba gerando uma rotina em torno do ato de comer. Ao longo das refeições, você pode modelar comportamentos alimentares saudáveis, como por exemplo, comer devagar, apreciando a comida, mastigar bem os alimentos e ensinar que não é necessário comer em exagero, ou seja, assim que se sentiu saciado é momento de parar. Outro ponto positivo é que nesse momento os pais estarão sendo os espelhos para os filhos o que influencia e muito no comportamento alimentar dos mesmos na vida adulta, por isso se alimentem adequadamente e deem o exemplo para os filhos.
  2. Envolver as crianças no planejamento das refeições, fazer compras e cozinhar. Diga-lhes: "Nós vamos ter macarrão primavera hoje. Você pode me ajudar a escolher alguns legumes para usar?". Quanto mais eles contribuem para a refeição, mais interessados nela eles ficarão.
  3. Não desista de servir alimentos que seu filho não tenha comido no passado. Como já disse no início, os filhos acabam escolhendo o que irão comer e a quantidade, mas para que se forme as preferências alimentares e se module o paladar é preciso que cada um tenha experimentado pelo menos de sete a 10 vezes  cada alimento ou preparação antes de excluir 100% da alimentação. Mesmo que o filho rejeite a comida, continue oferecendo-a junto com outras opções saudáveis ​​que você já tenha conhecimento que ele goste.
  4. Seja flexível!!! Não se preocupe em excesso com o que seu filho pode optar por comer em uma festa de aniversário de um amigo ou no cinema. Quando hábitos alimentares saudáveis ​​são formados em casa, tenha a certeza estes ficarão para a vida toda.
Espero que as dicas sejam uteis. Vamos juntos criar hábitos alimentares saudáveis para nossas crianças. Isso é muito importante para o crescimento e desenvolvimento delas e para a manutenção da saúde e prevenção de inúmeras doenças.


Um beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário