sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

.*.Roxo, aliado e protetor!!.*.

Os alimentos arroxeados, azulados e pretos são fontes de um importante e poderoso antioxidante, as antocianinas, que atua na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, além de evitar que a gordura e a insulina fiquem acumuladas no sangue, não permitindo que o colesterol se prenda nas paredes das artérias formando as placas de ateroma, que são prejudiciais aos vasos sanguíneos e maltratam o coração.
É um excelente aliado no controle do diabetes, contribuindo para que as células fiquem equilibradas, diminuindo os males causados ao organismo, por exemplo, a degeneração do globo ocular ocasionando a catarata.
As antocianinas também conseguem manter o funcionamento dos adipócitos (células de gordura), mantendo-os murchos auxiliando no combate a obesidade e o aparecimento d
a síndrome metabólica.Estudos relatam que a antocianina tem poder antioxidante maior que o da vitamina C e E, sendo muito mais eficaz na prevenção da degeneração das células nervosas, um aliado em entanto na diminuição dos sintomas de mal de Alzheimer.
Os alimentos com coloração escura além de possuírem a antocianina, são fontes também de vitamina B12, fibras, ferro e de um outro antioxidante, o ácido elágico, que dobra ainda mais a proteção das células, evitando os processos degenerativos, sendo eficaz na prevenção do envelhecimento precoce e também no aparecimento de tumores.
Mesmo não sendo absorvida completamente, a substância antioxidante não é desperdiçada, pois deixa vestígio ao longo de todo o trato gastrointestinal, formando uma barreira protetora.
É importante escolher alimentos frescos, pois possuem maior teor de antocianina e é imprescindível conservá-los sobre refrigeração para que não haja a perda de seus nutrientes que acabam oxidando e se perdendo em contato com o calor.
E agora, que tal darmos um toque escuro em nossa alimentação?
Bom apetite! O nosso corpo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário