quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

.*.Dieta Macrobiótica?? Ahn???.*.

Muito se ouve falar da dieta macrobiótica, porém pouco se entende. Afinal o que será que realmente é? Será que funciona mesmo? (Tenho certeza que muitos se perguntam).
A dieta macrobiótica é originária do oriente, foi proposta por Michio Kushi nos anos 60 e tem como filosofia o bem estar físico e emocional, isto é, o equilíbrio do corpo e da mente.
Adeptos deste estilo de vida acreditam que controlar aquilo que é ingerido e o que é pensado tem relação direta com a obtenção de uma maior longevidade e qualidade de vida. Uma alimentação equilibra para eles é aquela que manter o corpo funcionando sem privações, sem sofrimento pois o corpo privado não pode se manter equilibrado e saudavel.
Diferente dos vegetarianos eles acreditam que cada pessoa necessita conhecer o seu organismo para tomar a decisão se a carne é um aliado da saúde ou um vilão. Cada região, o clima, alimentos nativos tudo é levado em conta.
De acordo com especialistas o segredo da dieta macrobiótica não esta nos alimentos escolhidos, mas sim no modo de preparo. Dificilmente encontrará um "Macro" consumindo alimentos fritos e industrializados, pelo contrario o encontrará consumindo frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, utilizando temperos leves e dando preferência aos alimentos cozidos.
Os três pilares da dieta macrobiótica são o ying,yang e neutro. O ying constitui o grupos dos açucares, do leite e dos seus derivados - devem ser consumido em poucas quantidades pois acreditam estar ligado ao cansaço, fadiga, insônia e depressão. Já o yang é representado pelas carnes vermelhas, frango, ovos e massas - também devem ser consumidos com cautela pois relatam estar ligado a irritabilidade, hiperatividade e estresse. Por outro lá, os neutros estão liberados, apenas não se esquecendo de respeitar as necessidades do organismo, neste grupo encontramos as verduras, legumes,a soja e as raízes (ex: cenoura, nabo, beterraba).
A dieta macrobiótica não é milagrosa é apenas o inicio da reeducação alimentar, uma vez que faz com que se aumente o consumo dos alimentos saudáveis, ricos em fibras e diminua o consumo dos alimentos ricos em gorduras oriundas do açúcar e das carnes.
A mudança do hábito alimentar e do estilo de vida é o verdadeiro percurso da longevidade e da melhora na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário