terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

.*.Maracujá e seus efeitos benéficos!!!.*.

O maracujá além de seu efeito calmante e relaxante, conhecido desde muito tempo, também apresenta efeito positivo no controle de peso e na manutenção das taxas de glicose e gordura circulante, ocorrendo em função da presença de um nutriente chamado pectina.A pectina é uma fibra, encontrada em grande quantidade na camada branca da casca do maracujá, classificada como fibra solúvel, em função da sua solubilidade em água. Ela quando em contato com a água transformando-se em um gel não absorvido pelo organismo. Tem como função aumentar o tempo do trânsito intestinal, diminuir o esvaziamento gástrico, retardar a absorção da glicose, diminuir a glicemia pós-prandial e reduzir o colesterol sanguíneo.
O aumento do tempo de trânsito intestinal, o menor esvaziamento gástrico e o retardo da absorção da glicose estão relacionados com a maior saciedade sentida após o consumo deste alimento, que favorece na perda de peso.
Para se obter a melhor farinha de maracujá é importante utilizar somente a parte branca da casca, muitos dos produtos comercializados são preparados com a mistura da parte amarela e branca que acaba diminuindo a quantidade de pectina do produto.
O preparo caseiro da farinha também é aceito, tendo apenas um fator desagradável é que rende muito pouco, sendo necessária muita paciência para assar inúmeras fornalhas da casca do maracujá na tentativa de ter uma quantidade significante do produto, uma vez que apenas 7% da casca se tornam farinha.
Ainda não há estudos que mostrem respostas adversas e contra indicação do uso da farinha de maracujá. É necessário prestar muito atenção nas reações do organismo, pois o consumo excessivo de fibra pode desencadear episódios de diarréia e concomitantemente
perda de nutrientes.
De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO) o máximo recomendado de fibras a ser consumidos em geral na alimentação é de 25 a 30g por dia.
A farinha de maracujá apresenta 3,5g de fibra em uma colher de sopa, tendo esta informação é só escolher utilizá-la no café da manhã ou no almoço e no jantar para aproveitar seus benefícios.
Além da pectina a farinha é fonte de várias vitaminas e sais minerais, como por exemplo, a niacina, ferro, cálcio e fósforo.
Agora que já sabemos dos efeitos benéficos da farinha de maracujá que tal adicioná-la ao nosso cardápio?

Um comentário:

  1. Obrigado pelas dicas, achei algumas receitas deliciosas com maracuja http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/ingrediente/maracuj/

    ResponderExcluir