terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

.*.Alimentos Funcionais.*.

Os alimentos funcionais são aqueles, que além de saciar a fome e suprir as necessidades nutricionais, ajudam a prevenir e tratar as doenças.
O uso habitual e continuo desses alimentos promovem de forma positiva a qualidade dos cabelos, a manutenção e boa aparência da pele, o bom funcionamento do intestino, o controle das taxas de glicose, colesterol e o controle e equilíbrio da pressão arterial.
Todos sabemos que o consumo excessivo de gorduras, açúcar, sal e álcool são prejudiciais a saúde, sendo responsáveis pelo aceleração do processo de envelhecimento e degeneração das células. Em contrapartida o consumo regular dos alimentos funcionais está diretamente ligado ao retardo da progressão dos processos degenerativos que naturalmente acontecem com o tempo.
Da mesma forma que a prata escurece, os canos de ferro enferrujam, o corpo humano também oxida, ocorrendo em função da formação de radicais livres.Os radicais livres fazem parte da vida assim como o gás carbônico. Porém o seu excesso é prejudicial, comprometendo o corpo em sua estrutura e seu funcionamento.Para neutralizar os efeitos pouco a pouco devastadores deles, existem os alimentos que são fontes de substâncias de propriedades antioxidantes, que agem de diversas formas protegendo as células do bombardeio dos radicais livres ou neutralizando-os.
Entre os alimentos funcionais, ricos em antioxidantes, estão as frutas vermelhas, fontes de um pigmento chamado licopeno, que atua como antioxidante preventivo da at
erogênese e carcinogênese. Também as frutas cítricas, fontes de vitamina C e bioflavonóides de ação anticancerígena, a uva e o vinho fonte de resveratrol antioxidante que previne doenças cardiovasculares, isquemias, infartos, derrames e responsável pela redução do LDL-colesterol e as semente de linhaça ricas em ômega 6, ômega 3 e precursores de lignina responsáveis por manter a boa saúde do coração e seus vasos sanguineos, redução do colesterol total e do LDL e prevenção de câncer de intestino e ginecológico.Existem muitos outros alimentos com propriedades funcionais que serão discutidos em um outro momento, abordando mais profundamente cada e suas propriedades específicas.
Nesta matéria espero ter conseguido definir alimentos funcionais e a importância de seu consumo para a proteção e a neutralização dos radicais livres e a promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário