quarta-feira, 6 de julho de 2011

.*.Frutas Vermelhas... Deliciosas e poderosas contra doenças!!!.*.

Existem uma grande variedade de frutas pertencentes ao grupo das frutas vermelhas que invadem cada dia mais as feiras, supermercados, varejões e restaurantes com seu sabor delicioso e seus diversos benefícios à saúde.
Podemos citar como pertencentes à este grupo frutas, como por exemplo, melancia, morango, cereja, framboesa, as pequeninas cranberries e muitas outras.
Todos nós sabemos que as frutas em gerais fornecem nutrientes com propriedades importantes para a manutenção de nossa saúde, uma vez que são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras.
Porém as frutas vermelhas além destes nutrientes possuem também propriedade antioxidante que contribuem para a manutenção da saúde, prevenindo doenças. Os flavonóides e os polifenóis são substâncias encontradas em abundancia nesse grupo de alimentos. Possuem ação protetora auxiliando na redução dos níveis de colesterol sérico, fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros.
Outra substâncias presente nesses alimentos é o ácido elágico, conhecido cientificamente por seu mecanismo antioxidante e antienvelhecimento, agindo diretamente no processo de formação de radicais livres, impedindo desta forma o seu surgimento e também a ação destes sobre o corpo através da formação de um escudo protetor.
Alguns estudos internacionais relacionam o ácido elágico com a diminuição do risco de malignidade de tumores de esôfago e do intestino, atuando na mortalidade das células cancerígenas, desta forma, auxiliando positivamente quando combinadas com tratamento como quimioterapia e radioterapia.
Outra substância encontra principalmente nas cranberries, integrante deste grupo, é as proantocianidinas, outro antioxidantes poderoso que auxilia no tratamento e prevenção de infecções de repetição do trato urinário, dificulta a fixação de bactérias causadoras de doenças nas paredes do trato urinário, como por exemplo, a Escherichia coli uma das bactérias mais responsável por provocar estes tipos de infecções.
Ademais, estudos indicam que o consumo de cranberries previne cálculos renais, uma vez que a fruta promove a acidificação da urina, impedindo e prevenindo a formação de substâncias alcalinas, ou seja, fosfato de amônia e oxalato de cálcio e a deposição destes minerais no trato urinário.
As demais frutas pertencente a este grupo também possuem propriedades especificas como relatadas abaixo:
  • Morango: Fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.
  • Framboesa: Também é fonte de vitamina C, além das vitaminas A, B1 e B5. Rica em fibras insolúveis auxilia no tratamento de prisão de ventre e de outras doenças metabólicas principalmente acometidas no fígado, na vesícula biliar e nos rins.
  • Maçã: Rica em fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.
  • Caqui: também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
  • Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.
  • Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.
  • Mirtilo: Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha, que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e efeitos anti-câncer.
O ideal é que as frutas vermelhas passem a fazer parte do hábito alimentar de todos e principalmente de nós mulheres que sofremos mais com problemas no trato urinário. Porém não deve-se excluir as demais frutas independentemente da cor. Todas têm papeis importantes, ofertando substâncias variadas e com ação distinta.
Faça das suas refeições um verdadeiro arco-íris, quanto mais colorido for, melhor será para sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário