sexta-feira, 22 de julho de 2011

.*.Alimentação Saudável.. A arte de comer com prazer e sem culpa!!!.*.

Desde de muito cedo, ainda quando somos muito pequenos reconhecemos, através do ato de alimentar-se, ingerindo alimentos e descobrindo sabores por meio do paladar, as nossas primeiras sensações e os nossos primeiros prazeres. Tudo se inicia na fase da amamentação, onde reconhecemos o sabor do leite materno e o toque dos mamilos da mãe gerando uma ligação fortíssima e prazerosa, posteriormente nos alimentos introduzidos gradativamente, reconhecendo em cada um destes os seus prazeres ocultos. É durante este período da vida que devemos introduzir uma alimentação saudável, com variedade de alimentos e preparações e horários adequados.
A proposta de uma alimentação saudável assusta, pois logo se associa ao mito da ausência dos prazeres gastronômicos. Comer bem não é comer muito, assim como comer pouco, não é comer bem. Na verdade, uma alimentação saudável e balanceada não significa de forma alguma comer sem sabor e sem prazer, mas sim de forma equilibrada e de acordo com as suas necessidades nutricionais. Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modificam-se e sofrem alterações de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo. Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a prevenção de doenças e para a manutenção e recuperação da saúde.
Cada tipo de alimento proporciona uma das cincos sensações gustativas básicas, por exemplo, o sabor doce, amargo, azedo, salgado e umami, ou seja, um gosto de carne. Estas sensações auxiliam na regulação do consumo proporcional de nutrientes; o gosto doce sinaliza alimentos mais energéticos; o umami indica a presença de proteínas; o salgado ajuda a assegurar o equilíbrio hidroeletrolítico adequado; e os gostos azedo e amargo, por vezes, advertem contra o consumo de substâncias tóxicas.
Através da educação alimentar ou reeducação alimentar é possível recuperar o prazer de comer conciliado com a manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida. Consideramos uma alimentação saudável quando esta possui todos grupos de alimentos, ou seja, grupos das carnes, frutas, verduras, legumes, cereais, leite e derivados e equilibrada quando estes alimentos oferecem quantidades balanceadas de nutrientes - carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras. em porções adequadas para cada individuo.
Para se obter uma alimentação balanceada, o primeiro passo é procurar um profissional da área da saúde capacitado a elaborar um cardápio adaptado ao seu estilo de vida e suas necessidades nutricionais, pois, cada um possui uma particularidade, atendendo as preferências alimentares e as sensações gustativas. O equilíbrio e o sucesso de uma boa alimentação estão na qualidade e na quantidade do que consumimos. Uma pequena alteração na rotina alimentar pode trazer grandes resultados aos que se propõe a melhorar a qualidade de vida através de algumas mudanças na alimentação, tudo isso sem a perda do sabor, do prazer contidos nesta e ainda sem a sensação de culpa após o ato de alimentar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário