segunda-feira, 11 de julho de 2011

.*.Inverno... Sopa opção saudável e nutritiva!!!.*.

Depois um final de semana agradabilíssimo com a participação em um delicioso evento (‎5ª Noite da sopa do Educandário, realizada no Indaiatuba Clube), repleto de sopas apetitosas e saudáveis, tive a inspiração para escrever o post de hoje.
O inverno chegou exatamente no dia 21 de junho, mas o friozinho já havia aparecido algum tempo antes, fazendo com que mudássemos alguns hábitos e atitudes rotineiras, como por exemplo, utilizar mais roupas, dormir com mais cobertas e até mesmo interferiu na mudança de nossos hábitos alimentares, fazendo com que tenhamos mais preferência por alimentos quente e normalmente mais pesados e calóricos.
Porém uma das opções de prato saudável e nutritivo para esta época é a famosa sopa, que garante o controle do frio e também do peso, quando preparada com ingredientes adequados e selecionados cuidadosamente, conseguindo suprir qualitativamente e quantitativamente uma refeição normalmente consumida em dias mais amenos.
As sopas são preparações que preservam a maior parte dos nutrientes presentes nos alimentos pois a água utilizada para o cozimento dos legumes e verduras não é desprezado, conseguindo portanto manter maiores quantidades de vitaminas hidrossolúveis e de sais minerais.
É importante ter cuidado com as preparações escolhidas, uma vez que não são todas as receitas que apresentam baixo valor calórico. Sendo assim opte por receitas que não apresentam em seus ingredientes creme de leite, quantidade elevada de carboidratos (macarrão, arroz, batata, inhame, cará, mandioca) ou dois tipos deste em uma só preparação, quantidade excessiva de óleo, queijo e demais alimentos de alto valor calórico.
Outro ponto importante e que passa muitas vezes despercebido pela maioria das pessoas é sobre o consumo de caldos prontos, sopas e temperos industrializados ou até mesmo o uso de glutamato monossódico, utilizados para realçar o sabor das preparações, pois estes apresentam quantidades elevadas de um mineral, o sódio, responsável por funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física. No entanto, quando consumido em quantidade excessiva promove alteração hormonal desencadeando aumento de irritabilidade, nervosismo, inchaço, aumento da pressão arterial, dificuldade na perda de peso e demais problemas. Desta forma, dê preferência as sopas caseiras preparadas com alimentos frescos, temperos naturais e combinações de ervas, sem dúvida nenhuma, sua receita se tornará deliciosa e muito mais saudável.
A seguir algumas dicas para tornar ainda mais saudável e nutritiva esta iguaria gastronômica:
  • Utilize sempre verduras e legumes em suas preparações, pois garantem a variedade de vitaminas, minerais e fibras.
  • Dê preferência aos cereais integrais (macarrão e arroz), já que as fibras presentes nesses alimentos aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.
  • Sopas de feijão, lentilha e outros grãos são excelentes fontes de proteínas e minerais, como ferro e fósforo.
  • Para ser rica em proteína a sopa não precisa necessariamente ter somente a carne, mas sim, feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. Outra fonte saudável de proteína é a soja na forma fermentada, que é o miso e tofu.
  • Tome cuidado para não exagerar nos ingredientes pois senão ao invés de auxiliar na manutenção ou perda de peso será um fator desencadeante para o ganho de peso. É preciso conter as quantidades necessário de uma refeição normal e variar sempre nos ingredientes.
Agora é só correr para cozinha e começar a preparar esta deliciosa e irresistível refeição.
Boa sorte e bom apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário