terça-feira, 28 de junho de 2011

.*.Dieta da Moda... Solução ou Problema??.*.

Atualmente grande é a preocupação com a forma física e incansável é a busca pelo corpo perfeito, sem os famosos pneuzinhos e demais desconformidade corporais. Isto graças a enorme vinculação e imposição dos meios de comunicação em massa, através de propagandas, novelas, filmes, revistas que mostram pessoas com um padrão de beleza fictício e totalmente mascarado por métodos tecnológicos e jogo de cenas.
Além disso, a mídia divulga também inúmeros cardápios, regimes e dietas para o emagrecimento, muitas vezes de autores desconhecidos, que prometem um verdadeiro milagre na redução do peso para a obtenção do corpo tão desejado. Embora não apresentem embasamento científico e tecnicamente sejam impossíveis de cumprir o prometido, essas dietas se espalham com muita facilidade.
São alguns exemplos de dietas da moda: Dieta do Dr. Atkins, Dieta dasFrutas ou também conhecida como Dieta de Beverly Hills, Dieta da Lua, Dieta do Biotipo, Dieta do Doutor Ornish, Dieta da USP (que não tem nenhum ralação com a universidade), Dieta da Sopa, Dieta do Tipo Sanguíneo, Dieta dos Pontos, Dieta do Suco, Só é gordo quem quer, Meta Real, Seven Day, Shakes e Substitutos Alimentares, entre outras.
Seguir estes tipos de dietas podem ter resultados negativos, acarretando muitos prejuízos à saúde, uma vez que são restritivas, pobres em nutrientes e impossíveis de serem mantidas por um longo período de tempo, promovendo então:
  • Deficiência e carência nutricional: o consumo restritivo, ou seja, a exclusão de algum tipo de alimento leva a danos a saúde, uma vez que não consegue ofertar todos os nutrientes necessário, surgindo sinais claros desta agressão ocasionada ao corpo através da queda de cabelos, unhas fracas, hipoglicemia, tontura, dermatite, acnes, entre outros.
  • Efeito sanfona: muitas vezes por reduzirem a densidade energética consumida diariamente acaba sim auxiliando na perda de peso, porém esta não é duradoura ocorrendo a recuperação do peso perdido pouco tempo depois de seu termino. Isso ocorre pois nestes tipos de dieta há perda de massa muscular, diminuindo assim o gasto energético, isto é, o corpo necessita de menos energia para realizar as mesmas atividades de antes. Com isso ao finalizar estas dietas e retornar ao hábito alimentar anterior, a pessoa volta a engordar e na maioria das vezes ganha mais peso do que havia perdido.
  • Flacidez e estrias:com a perda de peso e adiminuição de massa muscular há também a perda de componentes formadores do tecido conjuntivo, tornando a estrutura cutânea fraca e menos densa, com isso promovendo o aparecimento da flacidez. Já com o ganho de peso acaba rompendo as fibras da derme (pele) formando com o processo de cicatrização as estrias.
  • Falta de carboidratos: É o nutriente responsável pelo fornecimento de energia. Normalmente é excluído das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois é tido como o vilão do excesso de peso. Sua ausência pode diminuir a quantidade de seretonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de seretonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.
  • Dietas excessivamente gordurosas ou proteicas: A ingestão excessiva de proteínas e gorduras pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicérides e facilitar o aparecimento de doenças graves ou fatais, como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico (derrame). O fígado e os rins também podem ser sobrecarregados, uma vez que também atuam na metabolização da proteína. A insuficiência de fibras, comum em dietas a base de proteínas e gorduras, pode alterar o bom funcionamento do intestino e facilitar o aparecimento de câncer.
Sei que a ideia de obter o corpo tão desejado em pouco tempo é extremamente tentadora e que muitos já utilizaram destas dietas e regimes vinculados na mídia para este fim. Não é mesmo??? Quem nunca tentou ou pelo menos cogitou em realizar alguma destas dietas??
No entanto, o fato é que apenas a reeducação alimentar e mudança do estilo de vida, são as verdadeiras chaves para obter um corpo saudável e em forma.
Não existe formula mágica e nem regime milagroso. O segredo esta na vontade de mudar e na adesão do novo hábito alimentar. Procure um nutricionista e tenha uma alimentação saudável!!!
Fica ai a dica.... Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário