sexta-feira, 29 de julho de 2011

.*.Alimentação e a Amamentação... Saúde para mãe e para o bebê!!!.*.

Quando falamos em amamentação logo pensamos na importância desta para o bebê, que por sinal é um pensamento muito pertinente uma vez que o leite materno é o alimento completo e mais saudável para o recém nascido sendo ofertado em livre demanda e exclusivamente até os 6 meses. Neste momento a maioria das mães começam a se questionar se seu leite é suficientemente nutritivo, questionam-se sobre os alimentos que podem causar desconforto ao bebê e também vão atras de alimentos que promovam uma maior produção de leite. Normalmente quando há ganho de peso elevado ou superior ao esperado surgem também preocupações com a forma física e o desejo de perder o que foi acumulado o mais rápido possível. Todas esses conflitos, dúvidas e indecisões acabam geram ansiedade, influenciando negativamente na saúde da mãe e do filho. Nesta fase devemos dar uma atenção especial a mãe e não apenas o bebê, afinal é ela que precisa estar bem nutrida para manter a saúde durante todo este período.
Pensando em todos este quesitos vou tentar de forma fácil e direta esclarecer e orientar o que fazer nesta fase tão importante.
Pra começar quero desmistificar o mito do leite fraco, não existe leite materno fraco, o leite produzido pela mãe é suficientemente nutritivo para seu filho. Ele é divido em dois momento, o primeiro (colostro) e o segundo (leite maduro) com aspecto aquoso, mais ralo que o leite de vaca, ambos exatamente com os nutrientes necessários para o recém nascido durante os seus primeiros seis meses.
Com relação a alimentação da mãe, esta deve ser reforçada com quantidades adequadas de macro e micronutrientes, especialmente rica em alimentos fontes de ferro para manter o depósito de ferro adequado evitando desta forma o surgimento de anemia. Outro ponto a ser levando em consideração é o aumento energético de até 30% necessário para a produção do leite, amamentação e recuperação pós parto.
Alimentos integrais, frutas, verduras e legumes devem ser encorajados por serem ricos em fibras e em vitaminas e minerais. Assim como, um ingestão hídrica adequada para auxiliar na hidratação natural e na produção do leite.
Com uma alimentação saudável e balanceada tanto a mãe como o bebê se beneficiam, a mãe supre suas necessidades energéticas e de nutrientes podendo proporcionar o mesmo a seu filho, conseguindo amamenta-lo e através deste ato alcançar todos os benefícios atrelados, como por exemplo o controle da ansiedade, perda de peso mais rápida, regresso do tamanho do útero,
perda de sangue após o parto cessa mas cedo e ainda protege a mãe da osteoporose, do cancro mamário e do ovário.
Por isso mamães alimentem-se adequadamente, amamentem exclusivamente e depois complementando a alimentação de seus filhos, assim eles terão um desenvolvimento e crescimento adequado, repletos de saúde assim como você.
Dúvidas e sugestões serão bem vindas. Espero que tenham gostado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário