segunda-feira, 16 de maio de 2011

.*.Jornal Exemplo... Entrevista sobre a Diabetes.*.

Boa tarde pessoal, hoje vou postar para vocês a entrevista realizada para a matéria "Atenção a Diabetes gera novas ações" do Jornal Exemplo, publicada no dia 13 de maio de 2011, no Caderno C.
Na semana passada, exatamente na terça-feira, o Jornal Exemplo me procurou para conversarmos sobre a Diabetes e também sobre o programa que estou iniciando neste mês de Maio.
Foram levantadas questões sobre as causas do crescimento no número de diabéticos, o que pode ser feito na tentativa de prevenir a diabetes e quais os cuidados com a alimentação que os portadores devem ter.

Abaixo a entrevista na integra.

1. Você disse que o número de diabéticos tem crescido. Por quê? Quais os fatores que elevam a taxa de incidência da doença?
Dra. Tatiana Prata - O aumento significativo da doença nas últimas décadas vem ocorrendo por diversos fatores tais como, o aumento da expectativa de vida, maior consumo de dietas hipercalóricas, mudança de estilo de vida em decorrência da modernização, inatividade física, o aumento da obesidade, o alto consumo de alimentos refinados como o açúcar e amido que são fontes de hidratos de carbono de rápida absorção e dos alimentos industrializados .

2. Como se prevenir a diabetes?
Dra. Tatiana Prata - A prevenção da diabetes ocorre através da mudança do estilo de vida, adesão à prática de atividades físicas, reeducação alimentar e o tratamento da obesidade.

3 - Quais devem ser os cuidados com a alimentação para pacientes de diabetes 1 e 2?Quais as diferenças? Como devem ser as dietas?
Dra. Tatiana Prata - A diabetes tipo 1 caracteriza-se pela falta absoluta de insulina, decorrente da destruição das células beta, havendo a necessidade
da utilização de terapia insulínica para a sobrevivência. Já a diabetes tipo 2 é caracterizada por uma resistência dos tecidos à ação da insulina e uma incapacidade das células beta em aumentar a produção deste hormônio na tentativa de vencer esta resistência.
A alimentação destes pacientes deve ser equilibrada contendo todos os grupos alimentares, com aporte adequado de proteínas, gorduras, fibras e o controle dos carboidratos levando sempre em consideração o tratamento medicamentoso utilizado.
A terapia nutricional para os pacientes diabéticos deve ser individualizada, levando sempre em consideração os hábitos e preferências alimentares, o perfil metabólico, as metas do tratamento e os resultados desejados.

4 - O programa vai contar com quais profissionais da saúde? Qual o objetivo do programa? Como será o atendimento?
Dra. Tatiana Prata - O programa tem como objetivo diagnosticar, tratar, controlar e dar todo o apoio necessário aos diabéticos, através da “educação em diabetes”, garantindo que essa modalidade terapêutica seja implantada e mantida efetivamente. A principio a idéia é formar uma equipe multidisciplinar contando com nutricionistas, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e preparadores físicos, podendo esta ser alterada de acordo com a necessidade dos pacientes. Os atendimentos serão individualizados voltado para necessidade de cada paciente e complementados nos grupos de apoio através de palestras, dinâmicas, discussões e inúmeras outras atividades.

5 - Qual o dia, horário, endereço e preço para quem quiser procurar?
Dra. Tatiana Prata - As consultas serão realizadas de terças às sextas-feiras das 9:00h às 19:00h e os grupos se reunirão aos sábados das 9:00h ao 11:00h na Clínica Magnifique Estética e Day Spa, situada na rua Candelária 1786 no Centro de Indaiatuba, telefone de contato (19) 3328-4225.
Os participantes do programa obterão desconto especial ao longo de todo o tratamento, com intuito de viabilizar à todos os pacientes o atendimento, pois apesar de ser uma iniciativa de origem privada o enfoque do Programa não é o dinheiro, mas sim a saúde como um todo.

6 - Qual a importância de se fazer esse tipo de programa?
Dra. Tatiana Prata - O programa Diabetes & Saúde é importante pois tem como objetivo tratar e apoiar os pacientes diabéticos através de uma junção dos principais pilares do tratamento, que são a reeducação alimentar, a atividade física e o tratamento medicamentoso, além de implantar a idéia de “educação em diabetes” que visa sempre a melhora na qualidade de vida destes pacientes.

Qualquer dúvida entre em contato.
Ótima semana!!!

2 comentários: