segunda-feira, 14 de março de 2011

.*.Linhaça... Marrom ou Dourada???.*.

A linhaça é uma semente achatada e brilhante proveniente da árvore do linho e pertencente à família Linácea, originária da Ásia, que pode ser encontrada em duas cores distintas a marrom e a dourada.
A semente marrom é a mais facilmente encontrada e possui valor mais acessível por ser cultivada em regiões de clima quente e úmido como por exemplo o Brasil.
Já a semente dourada necessita de clima frio para o seu desenvolvimento, sendo cultiva em sua maior parte no norte dos Estados Unidos e no Canadá.
Ambas são fontes de ômega 3 e ômega 6, antioxidantes que proporcionam benefícios ao organismo, prevenindo as doenças cardiovasculares, contribuindo para a redução do colesterol, principalmente o LDL, diminuindo a pressão sangüínea e controlando a freqüência cardíaca, além de estar diretamente relacionado com o bom desenvolvimento cerebral.
Também é uma boa fonte de proteína, vitaminas e minerais e contém ótima concentração de fibras o que colabora para o bom funcionamento do intestino, perda de peso, controle da glicemia e colesterol e na prevenção do câncer de cólon.
A semente apresenta 27 compostos anticarcinogênicos sendo um destes a lignina, que é um fitoestrógeno presente na parede celular dos grãos integrais. O fitoestrógeno por ter efeitos semelhantes ao do hormônio estrógeno é recomendado em tratamentos contra o efeito da menopausa, controle da tensão menstrual e na prevenção ao câncer de mama.
Têm se estudado a relação do consumo da linhaça ao combate à acne, o retardo do envelhecimento celular e a melhora da circulação sanguínea, aumento da diurese e ação antiinflamatória, colaborando positivamente no tratamento da celulite.
A linhaça pode ser consumida inteira ou moída, sendo mais aconselhado o consumo na forma moída, por ser mais facilmente digerido. Após triturada armazena-la dentro da geladeira e um vidro limpo e bem vedado, sendo consumida em até uma semana.
Além da semente também podemos encontrar no mercado e lojas de produtos naturais produtos derivados da linhaça como o óleo, farelo e a goma.
Vamos com o auxilio desta semente prevenir e tratar a nossa saúde preservando assim nossa vida.
Espero ter conseguido esclarecer a importância do consumo da linhaça e a diferença entre a semente marrom e dourada.
Qualquer dúvida, fiquem à vontade para questionar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário