terça-feira, 29 de março de 2011

.*.Farinha de Feijão Branco... ajuda a emagrecer??

O feijão é considerado um dos alimentos mais antigos, era cultivado no antigo Egito e na Grécia. Nas Américas teve o início de seu cultivo na América Central, exatamente no México, e expandindo seus limites para a América do Sul sendo posteriormente comercializados para a América do Norte.
São sementes (grãos) pertencentes à família Fabaceae do gênero Phaseolus com excelente aspecto nutricional, isto é proporciona nutrientes essenciais tais como proteína, ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas E, K, e principalmente as do complexo B, carboidratos e fibras.
O feijão branco é um dos tipos de feijões existente no mercado e o mais rico em faseolamina, uma glicoproteína que tem como propriedade inibir a ação da enzima α-amilase, responsável pela fragmentação do amido em moléculas de glicose, maltose e dextrina com isso não há a quebra dos carboidratos em moléculas menores que seriam absorvidas no intestino, sendo então, eliminadas pelas fezes auxiliando desta forma na diminuição dos níveis de glicose sanguínea, triglicerídeos plasmáticos e a redução de peso.
Para que a ação da faseolamina seja eficiente no organismo é necessário que o feijão branco seja consumido na forma de farinha (crua), pois ao passar pelo cozimento parte da faseonamila desnatura sendo necessário um consumo excessivo do alimento a fim de obter os efeitos relatados.
Além disso, a farinha apresenta quantidades significativas de fibras solúveis que promovem o efeito de saciedade, diminuindo assim, o apetite e o consumo excessivo e fora de hora de alimentos.
É indicado o consumo de apenas uma colher de café da farinha misturada em água ou suco, trinta minutos antes das principais refeições (almoço e jantar), pois é nessas refeições que acabamos ingerindo maiores quantidade de carboidratos e assim a ação da faseolamina será melhor aproveitada.
Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, alguns supermercados e lojas de suplemento alimentar. Também podem ser preparada em casa após a lavagem dos grãos, secagem, o processamento em liquidificador e ao final passar pela peneira para separar a farinha do farelo.
Lembre-se que é imprescindível a mudança alimentar e o acompanhamento de um profissional responsável para a obtenção de resultados positivos sem prejudicar a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário