terça-feira, 7 de junho de 2011

.*. Alimentação Saudável... Saúde Cerebral!!!.*.

Muito se fala sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada para a saúde. Porém, o que não se comenta, ou se comenta pouco, é sobre a sua ação sobre o cérebro e a função cerebral.
A medida que envelhecemos percebemos uma perda progressiva da capacidade mental. No entanto, esta perda não está apenas atrelada ao processo natural de envelhecimento, mas sim, a um estilo de vida deficiente, com o consumo de dietas inapropriadas, tabagismo, stress, poluição, aumento no uso de medicamentos e também de bebidas alcoólicas. Tal estilo de vida acaba por danificar as células frágeis do cérebro e alterar as membranas celulares, causando severa perda de memória, distúrbios mentais, depressão e ansiedade.
A mudança no estilo de vida e a reeducação alimentar, com a adesão de uma dieta saudável, são peças chaves para a manutenção da saúde cerebral, auxiliando os neurônios a alcançarem um equilíbrio químico satisfatório.
Para se alcançar a saúde cerebral é necessário aporte adequado e específico de gordura na dieta, uma vez que as células nervosas são amplamente compostas de lipídeos, ou seja, ácidos graxos.
Estudos recentes apontam mais especificamente a importância do ômega 3 na saúde e capacidade cerebral, estando relacionado a uma melhor aprendizagem, ou seja, melhor função cerebral. Os recursos primários dessas gorduras promotoras de saúde são peixes de água doce incluindo salmão, anchovas, sardinhas e outros peixes, sendo recomendável consumi-los no mínimo três vezes por semana. Outros bons recursos de ácidos graxos omega 3 são: o óleo de oliva e o óleo de semente de linho.
O cérebro por ser formado por lipídeos é extremamente suscetíveis a danos causados por radicais livres ocasionando doenças e o envelhecimento.
No entanto os antioxidantes são nutrientes que combatem e neutralizam os radicais livres, sendo as armas primárias desta luta as vitaminas C, e E, os carotenoides e o mineral selênio, podendo ser encontrados em diversos alimentos. Podemos citar como fontes dos carotenoides a laranja e os vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve e espinafre. Já como fonte de vitamina C as frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta. A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais, e o selênio está presente em frutos do mar, grãos e castanhas do Pará.
A cafeína apesar de melhorar o alerta mental deve ser consumido com restrição e cautela, por conter cafeína, que é uma substância que gera dependência, promovendo sensações desprazerosos, tais como, estresse, ansiedade e irritabilidade, podendo ser danosa para a saúde em geral.
O que comemos pode não somente nos ajudar a sermos mais inteligentes, alertas e com sucesso em nossas atividades mentais, mas também mais equilibrados em nossas emoções e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário