sexta-feira, 17 de junho de 2011

.*.Bye Bye Flacidez... A Alimentação é minha Aliada!!!.*.

A flacidez é um processo que ocorrem com o passar do tempo através da desestruturação dos elementos do tecido conjuntivo, ou seja, colágeno, elastina e fibroblasto, em virtude de uma produção diminuída das mesmas, tornando a rede destes elementos menos densa. consequentemente, diminuindo a firmeza entre as células.
Vários são os fatores que contribuem para o aceleramento deste processo, sendo estes, genética, tabagismo, sedentarismo, distúrbios hormonais, gravidez, alimentação inadequada, obesidade, emagrecimento acelerado e sem acompanhamento, alterações de peso constante, entre outros.
A alimentação saudável contribui de forma positiva para evitar a flacidez uma vez que ela evita excessos, acaba com o famoso efeito sanfona e ao mesmo tempo equilibra a quantidade e a qualidade ingerida de nutrientes essenciais para a manutenção da boa forma e saúde física.
O mais importante na alimentação de quem deseja definitivamente acabar com a flacidez é dar preferencia para alimentos que combatem os temidos radicais livres, ou seja, alimentos que contenham antioxidantes, evitando alimentos promotores dos radicais livres, além de incluir no cardápio alimentos que colaboram para o aumento do tônus muscular.
Outro ponto importante neste tratamento é a necessidade de evitar os alimentos de alta carga glicêmica, que promove o aumento da secreção de insulina, e consequentemente acumulo maior de glicogênio hepático e ácidos graxos e glicerol, na forma de gordura, nas células adiposas. Sendo então recomendado os alimentos de baixa carga glicêmica para o controle de peso e combate a flacidez.
Para termos uma pele firme é necessária uma substância denominada colágeno, que é sintetizada a partir dos aminoácidos lisina, prolina e glicina e de outros nutrientes como vitamina C, cobre, zinco, manganês e o silício, sendo estes nutrientes importantes e imprescindíveis na alimentação diária.
Lisina, prolina e glicina: Encontrado em alimentos fontes de proteína, como por exemplo, as carnes, leguminosas e também na gelatina.
Vitamina C: Esse nutriente é encontrado em abundância nas frutas ácidas como laranja, limão e acerola. Também está presente na goiaba, tomate, kiwi, abacaxi, morango, salsa e pimentão.
Cobre: Os frutos do mar, fígado, grãos integrais, feijões, nozes e demais oleaginosas são boas fontes de cobre. Outras fontes importantes são as folhas verde-escuras, os frutos secos (ameixa, damasco e figo secos), o cacau e a levedura.
Zinco: Está presente em alimentos ricos em proteínas como as carnes magras, frango, peixe, amendoim, leite e derivados, leguminosas (feijão, lentinha, soja), nozes e cereais integrais.
Manganês: As melhores fontes são gérmen de trigo, oleaginosas, farelo de aveia, semente de linhaça arroz integral, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce, chá preto e chá verde.
Silício: Mineral encontrado em cereais ricos em fibras, alimentos integrais, uva passa, banana, ervilha e cenoura.
Agora é só adequar a alimentação e mudar alguns hábitos para ficar maravilhosa.
Vamos lá gente mexam o corpo e trabalhem em prol daquilo que desejam.
E tornem-se a cada dia mais saudáveis.

2 comentários:

  1. Olá Dra. Tatiana!
    Li sobre A Alimentação é minha Aliada, procuro me alimentar direito mas tenho flacidez nos braços e pernas pois perdi peso e nao posso frequentar academia. Gostario de receber orientações sobre como diminuir isso com certos exercícios.
    Se puder me ajudar ficarei muito agradecida. Lúcia, Rio Grande do Sul. Brasil

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lúcia,
    Para amenizar a flacidez ou manda-la para bem longe o ideal seria vc conciliar uma alimentação equilibrada de acordo com as suas necessidades, com fracionamento adequado, quantidades e alimentos específicos, e a pratica de atividade física.
    Quando me refiro a atividade física não é necessariamente aquela realizada na academia, pode ser uma caminhada, pedalada, natação, Pilates isso é determinado de acordo com o que será necessário trabalhar.
    Te oriento se tiver possibilidade à procurar um profissional educador físico, pois ele saberá te indicar os melhores exercícios para este fim.
    Qualquer outra dúvida entre em contato.
    Espero ter ajudado!!!
    Beijos

    ResponderExcluir