quarta-feira, 25 de maio de 2011

.*.Óleos... Benefícios e funções específicas.*.

O termo óleo está relacionado a uma classe de substâncias, que encontra-se no estado líquido por conversão, apresentando uma característica viscosa nas condições ambientais de temperatura e pressão do mar. É insolúveis em água e solúvel em outro óleos.
Quando pensamos em culinária, preparo de alimentos, nos defrontamos com apenas um tipo, o óleo vegetal, que é uma gordura extraída de plantas, principalmente as oleaginosas, mais especificamente de seus frutos e sementes.
Os óleos são fontes de gordura, um nutriente de extrema importância para o funcionamento do organismo, auxiliando na manutenção da temperatura corporal e na produção de hormônios. Devendo então, ser consumida diariamente com intuito de fornecer até 30% das recomendações diárias de energia. Não devemos encarar as gorduras apenas de forma pejorativa e prejudicial à saúde, pelo contrário, quando consumidas corretamente e em quantidades adequadas promovem bem estar e melhora na qualidade de vida.
No mercado podemos encontrar diversos tipos de óleos ricos em gorduras boas e fundamentais para o nosso organismo, tais como, ômega-3, ômega-6, ômega-7 e ômega-9.
A seguir alguns tipos de óleos e seus respectivos benefícios.

Óleo de amendoim: rico em vitamina E, um potente antioxidante prevenindo o envelhecimento e danos causados pelos radicais livres.
Óleo de canola: equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.
Óleo de cartámo: Excelente antioxidante varrendo os radicais lives. Auxilia na redução do apetite e na eliminação de gordura corporal.Consumo recomendado conjuntamente a prática de atividade física.
Óleo de castanha: Apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes. Além disso diminui a queda de cabelo e auxilia na cicatrização.
Óleo de coco: Tem ação antioxidante e imunoestimulante. Estudos sugerem ainda sua ação termogênica, e coadjuvante nos processos de emagrecimento através da queima de gordura corporal. Também apresenta ação lubrificante das articulações. Consumo recomendado conjuntamente a atividade física.
Óleo de gergelim: Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres auxiliando na redução do colesterol total.
Óleo de girassol: Indicado em dietas para redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.
Óleo de linhaça: Ajuda na redução do colesterol total e o mau colesterol (LDL) e proteção cardiovascular, além de possuir ação antiinflamatória. Ótimo para lubrificar intestino.
Óleo de macadâmia: Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL.
Óleo de milho: Auxilia na redução do nível de colesterol.
Óleo de oliva (azeite): Ótimo protetor contra doenças coronarianas. Não é recomendado levar ao fogo, pois o aquecimento transforma o ácido monoinsaturados em saturado.
Óleo de pecã: Esta relacionado ao controle pressório, reduzindo a pressão arterial quando elevada.
Óleo de peixe: Contribui diretamente na prevenção de infarto do miocárdio e formação de arteriosclerose, reduzindo o colesterol, a hipertensão arterial, ajudando em estados inflamatórios como a artrite reumatóide e aliviando distúrbios como eczema e psoríase.
Óleo de prímula: Está relacionado a melhora nos quadros inflamatório e no fortalecimento do sistema imunológico. Também auxilia na redução da pressão arterial elevada,mantendo bom fluxo sanguíneo. Também desempenha um papel importante na redução cânceres de mama, além de reduzir o colesterol alto.
Óleo de soja: Ajudam a controlar os níveis de colesterol. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.

Vale aqui ressaltar que o consumo adequado destes óleos deve ser orientado e acompanhado por um profissional nutricionista.
Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário