segunda-feira, 31 de outubro de 2011

.*.Água... Nutriente da vida.*.

A água ainda é um dos elementos mais abundantes no planeta Terra e um nutrientes de extrema importância para o nosso organismo uma vez que 60 a 70% de corpo é formado por este.
Poucas são as pessoas que consomem quantidade suficientes de água diariamente, sendo este baixo consumo prejudicial à saúde uma vez que é a água a responsável por diversos papéis em nosso organismo gerando com a sua falta comprometimento nas reações químicas, no controle de temperatura, na eliminação de toxinas por meio do suor e da urina, da absorção e transporte de alguns nutrientes como por exemplo as vitaminas hidrossolúveis, mau funcionamento de diversos sistemas como o digestivo, circulatório, respiratório, linfático e entre outros.
A deficiência proveniente dos fatores descritos anteriormente acabam por provocar desidratação, desvitalização do couro cabeludo e a descamação do mesmo, problemas com a memorização, concentração e sono, além de estar ainda relacionamo com a menor disposição para a realização das atividade rotineiras.É possível ter baixos depósitos de água corporal em virtude de alguma doença oportunista que promova a perda desta através de vômito, diarreia, poliúria, sudorese excessiva, insolação ou também através pela baixa ingestão hídrica e alimentar diária.
O recomendado é o consumo médio de 1,5 a 3 litros de água por dia podendo este valor variar de acordo com o peso corporal e o estágio de vida do indivíduo. Se considerarmos a ingestão de uma criança essa deve ser de aproximadamente 4 copos ao dia.
Aproximadamente um terço do consumo diário de água ocorre através da ingestão de alimentos sólidos, sendo as frutas e o legumes as maiores fontes deste nutrientes. Desta forma é necessário levar em consideração que cerca de 1 litro será reposto através do consumo de alimentos para estimar a quantidade diária de água a ser ingerida.
A água deve ser bebida ao longo de todo o dia. O ideal é montar um esquema para que isso aos pouco se torne um hábito, estipulando horários e o fracionando o consumo ao longo do dia.
Outra maneira de atingir o consumo recomendado e ideal é manter a água sempre por perto, por exemplo, sobre a mesa no escrito, no criado mudo do quarto, do seu lado no sofá da sala, durante a viagem levar uma garrafa, assim todas as vezes que visualiza-la lembrará que precisa toma-la e aos poucos isso se tornará um hábito e sentirá até mesmo falta se não ingeri-la.
A água é a fonte natural da vida. É nossa defesa, meio pelo qual o organismo utiliza para promover a desintoxicação fazendo com que tenhamos muito mais disposição. Água é saúde.
Experimentem e sintam a diferença.
Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário