sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

.*. Comer, beber e ser feliz: Dicas de Natal!! .*.

A temporada festiva chegou novamente para nos trazer muitas alegrias, confraternização e felicidade! No entanto nesse período a maioria de nós acaba se entregando as tentações alimentares interpretando a comemoração como uma brecha para o consumo excessivo de comidas e bebidas. Nessa época é comum as confraternizações em bares e restaurantes, happy hours, o que nos leva à mordiscar punhados de amendoins, batata frita e assim por dia, isso não entrando nos méritos das bebidas que acompanham a comilança. Além disso nos deparamos com preparações bem elaboradas para as ceias e almoços regados à muito creme de leite e maionese, estou errada? 
Eis que surge a dúvida, o que fazer para aproveitar todas as confraternizações e mesmo assim continuar cabendo naquele jeans que tanto gostamos? Segue algumas dicas para continuar entrando no jeans e mesmo assim ter um Natal de luz!!!!
#Jantar de Natal#
1. Entre todas as opções de carnes disponíveis para essa data tão especial a mais recomendada é o peru por ser entre as outras a carne mais magra, ou seja com a menor quantidade de gordura e calorias, além de ser repleta em de proteína que auxilia na saciedade, e fornece muitos outros nutrientes, incluindo o zinco, um mineral que mantém o sistema imunológico em seu ápice.
2. No momento de prepara-lo evite sufoca-lo em margarina, manteiga ou banha de porco. Se realmente for necessário usar algo dê SEMPRE preferencia para óleo vegetal ou óleo de oliva, utilizando um pincel para adicionar uma cobertura leve, em vez de derramar diretamente ou com o auxílio da colher sobre a carne.
3. Lembre-se, antes de saborear seu peru, retire a pele do mesmo. Esta é composta praticamente apenas de gordura, 15 gramas fornecem 60 calorias e 6 gramas de gordura.
4. Opte como acompanhamento alimentos ricos em fibras como os tradicionais vegetais sazonais, como por exemplo vagem, cenoura, pimentão, couve de bruxelas, salsão entre outros, que além de ser as opções mais econômicas possuem menor quantidade de pesticidas. Se possível dê preferencia para as versões orgânicas. Outro ponto importante para se atentar são as cores presentes nas preparações, quanto mais colorido for maior quantidade de nutrientes presentes e para não perder esses nutrientes dê preferencia ao cozimento ao vapor ao invés de imersão em água e pior ainda em gordura (milanesa).
5. Se for utilizar o suco da carne (peru) para preparar um molho de acompanhamento, primeiramente retire toda a gordura presente neste para depois dar continuidade ao preparo do molho. Se for engrossar opte pelo uso de farinha de trigo integral.
6. Que tal dar um UP no aporte de omega-3 utilizando castanhas ao invés de ovos e bacon para a preparação da tão esperada farofa de natal? Além de serem ricas gorduras poli e monoinsaturadas que auxiliam na saúde cardiovascular também são ótimas pelo seu efeito saciogênico. 
7. Como opções de sobremesa sugiro frutas da época, também dando preferência para as versões orgânicas. Se for irresistível a proposta de outra sobremesa mais elaborada, que tal aderir um bolo de frutas ou então até mesmo um pudim de leite (não de pão), feito com leite desnatado? Evite acrescentar cremes, geleias, chantilly que aumentam ainda mais o valor calórico da porção.
8. Tente preparar uma quantidade suficiente para a ceia, sem exageros, assim não terá sobras para os dias seguintes evitando também os exageros devido a quantidade servida. Ahhhh detalhe tome cuidado com o beliscar ao longo do preparo, as vezes esses beliscos podem esconder um consumo alimentar significativo que pode ao final do dia representar um balanço energético positivo ou seja acumulo de energia e ganho de peso.
#Bebidas e confraternização de Natal#
1. Se a pedida da noite é um vinho branco porque não diluí-lo em soda para diminuir as calorias do mesmo? Ok, se essa ideia não pode ser cogitada, opte ao menos por um vinho branco seco ou até mesmo o tinto seco ao invés das opções mais doces.
2. Cuidado com batidas e coquetéis estes por terem um sabor mais adocicados acabam no induzindo a consumi-los em excesso. Lembre-se que nessas bebidas a quantidade de açúcar e gordura são relativamente altas.
3. Na hora de escolher qual bebida servir vale uma pausa para verificar no rótulo o teor alcoólico da bebida, quanto maior o teor alcoólico maior o valor calórico que cada dose servida terá. Outro ingredientes devem ser observados, tal como o açúcar.
4. Evite exageros, as festas são momentos de confraternização e alegria não é necessário o abuso do álcool para trazer felicidade. Aproveite os amigos, a família!!!
5. Outra dica válida é intercalar um copo de bebida com dois de água, assim ajuda na re-hidratação do organismo, além de um modo de auxiliar na redução da bebida alcoólica ingerida.

Espero que as dicas ajudem de certa forma no controle alimentar para esta data!!
Feliz Natal para todos..
Beijos e abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário