quarta-feira, 23 de novembro de 2011

.*.Probióticos.... Propriedade funcional no tratamento de disbiose intestinal.*.

O termo probiótico resulta do grego e denota “pró-vida”. Probióticos são organismos vivos administrados em quantidades adequadas, a qual confere um efeito benéfico à saúde do organismo.
O conjunto de bactérias que habitam o intestino é atualmente considerado órgão funcionalmente ativo, denominado de microbiota intestinal. No total, convivemos com 100 trilhões de bactérias que exercem funções importantes no organismo. No intestino grosso, onde a microbiota intestinal é mais numerosa e diversificada, há cerca de 500 espécies diferentes de bactérias.
A microbiota intestinal colônica divide-se em microbiota dominante (Bifidobacterium), microbiota subdominante (Lactobacillus) e a microbiota residual onde são incluídas as bactérias potencialmente patogênicas (Clostridium, Pseudomonas e Klebsiella).
Para que o intestino funcione adequadamente, o equilíbrio da microbiota intestinal deve ser mantido, e este parece ser cada vez mais difícil com o estilo de vida alterado em decorrência do aumento do estresse físico e emocional, mudanças alimentares, consumo de antibióticos, imunodeficiência ou outras alterações imunológicas e diversas doenças que cursam com alterações da motilidade intestinal. Todos esses fatores culminam para causar um desequilíbrio na microbiota intestinal, que produz efeitos negativos chamados de disbiose, um distúrbio cada vez mais relevante no diagnóstico de várias doenças.
A disbiose pode ser definida como um desequilíbrio na microbiota intestinal que produz efeitos prejudiciais, interferindo profundamente na integridade do intestino. É caracterizado por uma disfunção colônica, na qual ocorre predomínio das bactérias patogênicas sobre as bactérias benéficas.
Os probióticos são usados para prevenção e tratamento da disbiose e de inúmeras outras doenças, na regulação da microbiota intestinal, em distúrbios do metabolismo gastrintestinal, como imunomoduladores, e também na inibição da carcinogênese.
Os alimentos mais usados contendo probióticos são os produtos lácteos e os alimentos fortificados. No entanto, também existem no mercado comprimidos, cápsulas e saches que usam bactérias em forma liofilizada.
No entanto não basta apenas incluir alimentos que contenha probióticos é necessário mante-los vivos com uma alimentação saudável!!!
Cuide bem do seu intestino e ele cuidará melhor ainda de você!!
Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário