sexta-feira, 13 de setembro de 2013

.*. Alimentação da Gestante - Alimentos de risco!!! .*.

Que futura mamãe nunca ficou na dúvida sobre “poder” ou não “poder” comer certos tipos de alimentos? Todos nós sabemos que existem muitas crenças e mitos ao redor da alimentação das gestantes! Por isso, para auxiliar na escolha dos alimentos aqui está a relação de alguns alimentos que realmente devem ser evitados nessa fase, para garantir uma gestação saudável e a saúde do bebê!
  • Legume, verduras e frutas na forma crua: Esses alimentos apesar de fornecerem vitaminas e minerais importantes para essa etapa da vida da mulher podem se mal higienizados e estar contaminados por um protozoário conhecido como Toxoplasma gondii que transmite a doença  infecciosa Toxoplasmose. As grávidas não são imunes à toxoplasmose e esta podendo ocasionar abortos e nascimento de fetos mal formados, prejudicando assim a saúde do bebe. Por isso fiquem atentas, higienize muito bem estes alimentos em casa e evitem comer esses alimentos sem ser na forma cozida, assada ou grelhada quando comerem fora.
  • Queijos de pasta mole e leites não pasteurizados: Esses alimentos podem transmitir uma bactéria, chamada Listeria monocytogenes, que para a mamãe acaba não acarretando lijeiros sintomas, mas por outro lado o bebê pode ser infectado via placenta, ocasionando aborto, óbito, a doença pode ainda se manifestar após o nascimento com o desenvolvimento de uma meningite no recém-nascido. Exemplos desses queijos são: brie, camembert, etc.
  • Carnes cruas mal passadas/cozidas: Podem transmitir bactérias, tais como: Salmonella, Escherichia coli e também o protozoário Toxoplasma gondii. Estes estão associados à partos prematuros e abortos! Sendo assim o carpaccio, os sushis e os sashimis  terão que ser deixado de lado ao longo da gravidez.
  • Ovos crus: Podem transmitir também a bactéria Salmonella, causando diarreia e vômitos na mamãe, podendo levar ao estresse do bebe e partos prematuros. Tome muito cuidado com preparações como maionese, sorvete caseiro e molhos.
  • Peixes: Alguns peixes podem conter metais pesados em quantidades elevadas, tais como o mercúrio,
    e também bifenilas policloradas, composto aromático clorado, substâncias estas tóxicas que podem causar problemas neurológicos e no desenvolvimento fetal. Peixes criados em cativeiros têm maiores chances de ter essa toxina. Sempre que possível escolha as opções orgânicas.
  • Adoçantes: O uso de adoçantes na gestação deve ser direcionado somente àquelas gestantes que tem alguma restrição ao açúcar! Os mais indicados são sucralose e stévia.
  • Cafeína: Estudos indicam que o consumo de grande quantidade de cafeína na gravidez pode levar a prejuízos na saúde do bebê.  O consumo de cafeína, em qualquer altura durante a gravidez, está associado a um risco acrescido de restrição do crescimento fetal, devido ao seu efeito fetotoxico. Por esse motivo as futuras mamães devem fazer todos os esforços possíveis para reduzir substancialmente o consumo de cafeína, a partir de qualquer alimento durante a gravidez. Lembrem-se além do café, cacau em qualquer de suas formas (achocolatado, chocolate) chás, refrigerantes são fontes de cafeína.
  • Chás: Apesar de naturais, alguns chás podem ser prejudiciais, por conter cafeína como já dito anteriormente e/ou por estimularem contrações uterina. Chás que não devem ser consumidos são: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, chá mate, chá preto, chá de alecrim, chá de canela e chá de cravo da índia.

FIQUEM ATENTAS...  Outras substâncias que podem trazer prejuízos à saúde do bebe, são: álcool, cigarros e medicamentos sem orientação médica.


Para as futuras mamães que sofrem com os enjoos aqui vai algumas dicas:
- evite alimentos com muita gordura e cheiros fortes;
- faça pequenos lanches a cada 2 horas, evitando muito tempo em jejum;
- evite líquidos junto com as refeições;
- no momento do enjoo prefira alimentos na temperatura fria;
- mastigue alguns pedacinhos de gengibre;
- suco de maçã ou suco com gengibre, é uma ótima pedida para aliviar o mal estar.


Espero que tenham gostado do poste!! Qualquer dúvida já sabem né?

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário