domingo, 29 de janeiro de 2012

.*.Síndrome do Ovário Policístico.... Nutrientes e Alimentos Específicos!!.*.

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma doença endócrina, desencadeada por disfunção hormonal, caracterizada por hiperandrogenismo, ou seja, aumentos dos hormônios andrógenos (testosterona e diidrotestosterona) provocando um quadro crônico de anovulação.
Mulheres com a SOP apresentam algumas alterações provenientes do aumento dos hormônios andrógenos como por exemplo, aumento de pelos (hirsutismo), queda de cabelo (alopécia). acne, oligomenorreia, amenorreia, aumento nos níveis de colesterol e/ou lipídeos séricos, aumento do peso com enfase na região abdominal, contribuindo para o desenvolvimento da obesidade, acantose nigricans, infertilidade, resistência à insulina e outras características inerentes desta síndrome.
Quando falamos em terapia nutricional, ou seja, alimentação para o tratamento e melhora das manifestações clínicas da SOP devemos levar em consideração alimentos que ajam na resistência à insulina, na restauração do ciclo menstrual e consequentemente promova maior fertilidade para estas mulheres.
Bateu a curiosidade não foi? Ok, ai vai um pouquinho sobre 3 nutrientes específicos que auxiliam nesses processos e a relação de alguns alimentos fontes dos mesmos.
Cromo
Melhora a resistência à insulina e a fertilidade.
Alimentos fontes: levedo, trigo integral, germe de trigo, carnes, fígado, ostra, batata, ovos, maçã, brócolis, cevada, alimentos integrais e castanhas.
Inositol
Restaura a atividade ovariana espontânea, melhorando consequentemente a fertilidade e auxilia na redução do peso.
Alimentos fontes: frutas e grão em geral, leguminosas, vísceras, cereais integrais e oleaginosas.
Vanádio
Melhora a resistência à insulina.
Alimentos fontes: Mariscos, salsão, salsinha, cogumelos e oleaginosas.

Outro fator que auxilia na terapia nutricional da síndrome do ovário policístico é a elaboração de um plano alimentar de baixo índice glicêmico, sendo o nutricionista o único profissional habilitado para prescrever um plano alimentar adequado e orientar alimentos específicos para cada caso. Sempre que possível procure ajuda deste profissional.
Qualquer dúvida sintam-se à vontade para perguntar.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário