quarta-feira, 21 de agosto de 2013

.*. Plano Alimentar Individualizado! .*.


Hoje , é muito comum vermos casos de pessoas que seguiram ou seguem planos alimentares de revistas, internet, de uma celebridade, de um amigo, parente entre outros. Mas será que isso é correto?
Devemos partir do princípio de individualidades, será mesmo que todos nos temos necessidades idênticas? 
É importante que saibam que o Plano Alimentar elaborado por seu nutricionista foi preparado considerando vários pontos fundamentais, tais como:
• Sexo: É durante a adolescência que as diferenças na composição corporal entre o sexo masculino e o feminino se tornam maiores. O homem passa a produzir maior quantidade do hormônio testosterona, e assim obter um aumento considerável de massa muscular. Esse aumento de massa muscular é responsável pelo aumento do metabolismo basal, ou seja, uma maior necessidade de energia para a manutenção das funções vitais do organismo. No caso das mulheres, ocorre principalmente o aumento do hormônio estrógeno, associado ao aumento da massa gorda (deposito de gordura), principalmente na região do quadril.
• Idade: Aproximadamente a partir dos 30 anos, passamos a ter uma perda de massa muscular, o que representa um gasto de calorias por dia menor, favorecendo o ganho de peso.
• Estilo de vida: O estilo de vida interfere e muito no gasto energético diário. Uma pessoa que passa o dia trabalhando sentada, por exemplo, tem um gasto energético menor do que uma pessoa que passa o dia trabalhando em pé ou andando.
• Pratica desportiva: a necessidade energética de praticantes de atividade física é maior do que um sedentário, mas mesmo entre praticantes de atividade física as necessidades são muito diferentes, como um simples caminhada ou corrida (onde há variações de velocidade, inclinação e tempo), uma aula de spinning, uma aula de step (com o step alto ou baixo), natação, musculação, entre outras práticas. Além disso, a mesma prática esportiva como por exemplo uma aula de step, pode variar de um indivíduo para outro dependendo da intensidade em que o exercício é realizado.
• Composição corporal: Quanto maior a quantidade de músculos, maior será a necessidade energética (metabolismo).
• Hábitos alimentares: No plano alimentar individualizado, alguns hábitos e práticas alimentares, questões culturais e preferências alimentares podem ser levados em consideração e incluídos de forma adequada na dieta.
• Objetivo: As razões para se procurar uma nutricionista ou somente se atentar a alimentação são diversos, entre eles está, a perda de peso, o ganho de massa muscular, o controle do colesterol, o controle da diabetes, a hipertensão, a anemia, a gestação, os motivos estéticos (ex: celulite, pele, etc.), entre outros.

O que quero dizer com todas estas individualidades, relacionadas a sexo, idade, estilo de vida, prática esportiva, hábitos alimentares , objetivos entre outros fatores, é que cada um de nós tem uma característica, uma rotina, hábitos alimentares, gostos, disponibilidade de tempo e composição corporal diferentes, portanto, temos necessidades energéticas diferentes.
Por isso da importância de um plano alimentar individualizado, atendendo as necessidades de cada um de nós.
Sigam sempre o plano alimentar proposto pelo seu nutricionista, ele elabora este com muito carinho e dedicação!! Quem anda seguindo planos generalizados por favor procure um profissional nutricionista para te auxiliar, sem duvida nenhuma isso fará toda a diferença na obtenção de seus objetivos e na sua qualidade de vida.

Beijo grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário