segunda-feira, 18 de março de 2013

.*. Quaresma... Cuidados necessários na Alimentação!!! .*.


Olá pessoal, estamos passando pela época da quaresma e aproveito a oportunidade para dar algumas dicas para podemos passar por mais esta período preparatório para uma nova data comemorativa, a Páscoa, sem alterações glicêmicas e no ponteiro da balança isso fazendo escolhas mais saudáveis na alimentação. 
Por uma questão tradicional e religiosa muitas pessoas no período de quaresma não consomem carne vermelha. No entanto, a adesão de outros alimentos de fonte proteica é necessária, como por exemplo, as carnes brancas (peixe, frango), ovos e leguminosas. Além disso, a principal preocupação quando deixamos de consumir as carnes vermelhas é a falta de ferro pela alimentação, uma vez que as carnes vermelhas são os alimentos que mais contém este elemento bio-disponíveis para o nosso organismo. Podemos encontrar esse elemento (ferro) também em alguns alimentos de origem vegetal, como por exemplo, as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e os vegetais verdes escuros (espinafre, couve, escarola), porém este não é tão bem absorvido pelo nosso corpo, necessitando de mediadores para obter uma melhor absorção, sendo uma dica legal para auxiliar a oferta de uma fonte de vitamina C (acerola, laranja, morango, abacaxi) juntamente ou logo após o consumo da refeição, pois esta se junta ao ferro não heme promovendo sua absorção. Para evitar a perda deste elemento não consuma juntamente com as refeições alimentos fontes de tanino (café, chás, refrigerantes, etc), cálcio (leite, iogurte, sorvete, etc) pois esses promovem o efeito contrário da vitamina C, quelando o ferro fazendo com que ele não seja absorvido. 
Nessa data temos um grande consumo de peixes mas precisamente do bacalhau, que é uma ótima opção uma vez que quando dessalgado contém em média 1,3% de gordura. Existe uma diferença entre o bacalhau fresco e o seco. O fresco tem cerca de 80% de água, já o bacalhau seco tem aproximadamente 45% de água e no entanto com alto teor de sal, chegando até 20%. Sabemos que o sal em grandes quantidades na alimentação pode aumentar o risco para hipertensão além de doenças cardiovasculares, por isso o remolho do bacalhau é recomendado, a fim de diminuir a quantidade de sal do peixe. Deixe-o de molho em água por 24 horas dentro da geladeira. Troque de água a cada 3 a 4 horas. 
Por conter gordura insaturada como ômega-3 o consumo deste peixe é benéfico para saúde, uma vez que esta gordura está relacionada na melhora dos níveis de colesterol HDL diminuindo assim os riscos para doenças cardiovasculares. 
No preparo do bacalhau vale muito apena evitar as preparações com cremes e molhos brancos a base de queijo e creme de leite, contem muita gordura e aumenta o valor calórico do prato. O mesmo vale para molhos brancos preparados com farinha e/ou amido de milho que aumenta a quantidade de carboidrato da preparação contribuindo também para o aumento glicêmico. Opte por um bacalhau assado com legumes frescos, ervas e especiarias (manjericão, alecrim, orégano, tomilho, açafrão) que além de muito saboroso é ainda mais saudável.
Nesse período muitos também entram em período de penitencia retirando de sua alimentação algum tipo específico de alimento, ora seja chocolate, pão, carne vermelha, massas, fritura, bebidas alcoólicas. Esse é um momento ótimo para avaliar a sua alimentação e definir se determinados alimentos realmente precisam fazer parte de sua vida, sua periodicidade e a adesão de novos alimentos, mas isso vai de cada um. No entanto só gosto de orientar para o pós período de penitência a não retomada desordenado e abusivo dos alimentos que foram alvo de penitência. 
Outro ponto importante a ser levantado é que o jejum absoluto de alimentos é totalmente desaconselhado, todos nos sabemos que é fato que precisamos de alimentos para mantermos nossas atividade diárias, procure SEMPRE manter uma alimentação equilibrada.
E quando tiver dúvidas procure um profissional nutricionista para esclarece-las.
Ótima quaresma para todos.
Beijos e abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário