quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

.*. Osteoporose... Como prevenir e fortalecer os osso?? .*.

A osteoporose é uma doença silenciosa, caracterizada pela diminuição da densidade óssea, deixando por este motivos os ossos mais susceptivos a fraturas espontaneamente em atividade simples e cotidianas, como por exemplo sentar-se ou levantar-se. É uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa; e, na maioria dos casos, o indivíduo só descobre que está com a doença após a primeira fratura.
Em nossos ossos sempre há a substituição das células velhas por células novas, e nesse processo o organismo pode precisar de substâncias (como o cálcio) para fazer essa substituição. Assim, durante esse processo, as células chamadas de osteoclastos escavam os ossos, retirando as células antigas e promovendo a reabsorção óssea; sendo que células chamadas de osteoblastos preenchem a área absorvida com um novo osso. Geralmente, até os trinta anos de idade, essa reposição de células acontece normalmente, mas a partir de então, a pessoa começa a perder massa óssea lentamente, o que explica o fato das pessoas diminuírem de tamanho, conforme envelhecem. Na osteoporose senil, os osteoclastos formam as cavidades para a substituição das células ósseas, mas os osteoblastos não conseguem preencher aquela cavidade da maneira correta, o que deixa o osso fragilizado e propício a fraturas. Já a osteoporose provocada pela diminuição ou ausência dos hormônios femininos (estrógenos) como no caso da menopausa, os osteoclastos aumentam sua atividade, produzindo cavidades cada vez mais profundas. Os osteoblastos, por sua vez, também aumentam sua atividade tentando preencher a cavidade, mas isso não é possível, em razão da grande reabsorção que os osteoclastos promovem, provocando, assim, uma diminuição significativa da massa óssea.
O diagnóstico da osteoporose é feito a partir da avaliação da densidade óssea, exame físico, história clínica, exames laboratoriais e radiografias.
O seu tratamento é feito a partir da ingestão de cálcio, estrógeno, agentes antirreabsortivos, calcitonina, bisfosfonatos, vitamina D3 e estimulantes da formação óssea, como fluoreto de sódio, paratormônio e atividades físicas. Toda a medicação prescrita pelo médico atuará na diminuição da reabsorção dos ossos, aumentando a sua formação.
Uma alimentação equilibrada e com quantidades suficientes de cálcio diárias podem ser relevantes na prevenção da doença assim como a sua associação à  vitamina D.
A terapia nutricional deve contemplar não somente o cálcio proveniente dos laticínios mas de outras fontes, como espinafre, couve manteiga, acelga, castanhas e nozes, alguns brotos, entre outros. Além disso como dito anteriormente é importante estar atento à ingestão de vitamina D, pois o corpo necessita dessa vitamina para que ocorra a absorção do cálcio. A importância da exposição ao sol está relacionada à vitamina D, que é obtida com a alimentação através da síntese cutânea na presença da radiação ultravioleta da luz solar. Na sua ausência o cálcio é expelido do corpo e ocorre o enfraquecimento da estrutura óssea. Podemos encontrar a forma inativa da vitamina D em alimentos como o fígado, gema de ovo, em alguns peixes, etc.  
A prática de atividade física também é outra forma de auxiliar a prevenção da osteoporose. Exercícios regulares pelo menos 3 vezes por semana amenizar os efeitos da doença e auxiliam no fortalecimento tanto muscular quanto ósseo.
Importante é prevenir esta doença o quanto antes, desde a infância, através de alimentação equilibrada, com conteúdo de cálcio e outros minerais fundamentais para cada fase da vida e continuar ao longo de toda a vida tendo um consumo adequado. 
Sempre que possível consulte um profissional nutricionista para um programa adequado de reeducação alimentar.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um forte abraço e beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário