terça-feira, 18 de dezembro de 2012

.*. Cinco mitos sobre o chá .*.

Todos nos provavelmente já sabemos que o chá é uma bebida incrivelmente saudável, o que vem sendo cada vez mais comprovado cientificamente.
Estudos recentes vem demonstrando que o consumo regular de chá pode reduzir o risco de Alzheimer e diabetes, além de promover uma melhor saúde bocal e ossos mais fortes. No entanto, devemos tomar muito cuidado, pois nem tudo o que se ouve fala sobre os chás é verdade. Aqui vai o esclarecimento dos 5 mais comuns mitos.

#Mito 1# Adicionar leite ao chá inafetiva os benefícios deste à saúde.
Embora alguns estudos sugiram que a adição de leite ao chá pode sim desfazer os efeitos benéficos, recentes pesquisas dizem que este não é o caso. De acordo com o estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry aproximadamente a mesma quantidade de catequinas é absorvida no chá consumido com adição de leite quanto no mesmo sem a adição.
#Mito 2# Chá de hortelã é uma boa escolha para problemas estomacais.
Realmente uma xícara de chá de ervas pode auxiliar no alivio de uma dor de estômago, no entanto a hortelã não é necessariamente a melhor escolha. A hortelã também conhecida como menta pode agravar casos de RGE (Refluxo Gastroesofágico) mantendo azia recorrente. A melhor escolha em casos de dores de estômago, especialmente em casos  de náuseas e enjoos é o chá de gengibre. 
#Mito 3# Chá é mais saudável quando nada é adicionado à ele.
O ácido cítrico encontrado no suco de limão, lima ou laranja ajudam a preservar os flavonoides no chá, sendo sim recomendado adicionar um pouco de um destes sucos ao chá. Os flavonoides são componentes considerados responsáveis por muitos dos efeitos benéficos do chá. Além disso, de acordo com um estudo publicado no Journal Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental em 2010, adicionar mel ao seu chá pode promover um aumento de produtividade no trabalho.
#Mito 4# Chá de ervas é o verdadeiro chá.
Na realidade, o verdadeiro chá surgiu a partir da planta Camellia sinensis, sendo assim os chás que devem ser considerados os verdadeiros são  preto, verde, branco e oolong que são obtidos a partir desta planta. Já os chás de ervas geralmente são produzidos a partir das flores e das cascas de outras plantas sendo então tecnicamente tisanas.
#Mito 5# Chá não tem data de validade.
O chá possui um vida de prateleira de aproximadamente 6 meses. Após este tempo ele começa a perder seus antioxidantes. Em 2009 um estudo publicado pelo Journal of Food Science mostrou que as catequinas presentes no chá verde reduziram acentuadamente com o tempo. Após 6 meses, os níveis de catequinas reduziram 32%. Para aproveitar ao máximo dos antioxidantes presentes no chá a dica é  consumi-lo em no máximo 6 meses, armazenando-os em recipiente bem vedado em lugar escuro e fresco.

Espero que gostem e qualquer outra duvida me escrevam, terei um imenso prazer em responder suas perguntas.

Beijos e ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário