
Que delícia essa época do ano não é pessoal? Vivemos momentos de muita alegria, aproveitamos e nos confraternizamos com a família e os amigos, brincamos e nos divertimos com as crianças e acabamos muitas vezes com essas comemorações exagerando no consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Assim que toda essa agitação acaba vem a dúvida do que fazer agora para eliminar as gordurinhas adquiridas, é nesse exato momento que muitas pessoas se desesperam e começam a fazer dietas restritivas e totalmente radicais que em vez de ajudar, acabam prejudicando e muito a saúde. Não adianta passar fome ou restringir a alimentação na tentativa de perder o peso em pouco tempo, isso acaba gerando o efeito sanfona, aparecimento de celulite, estrias e promovendo flacidez.
Se não deu para se controlar no Natal e acabou abusando, aqui vai algumas dicas para tentar voltar ao caminho certo e evitar maiores perdas para a saúde ou maior ganho de peso nesse período de final de ano.
Congele as sobras de carnes ou divida o que sobrou com todos os convidados. Um dos maiores problemas é a sobra de comida. Isso é inevitável com tanta fartura. Mas se continuar exagerando nas gorduras, não tem como não ganhar mais peso.- Dê preferência à carnes mais magras cozidas, assadas e grelhadas como o peru, chester, peixes, frango e evite veementemente carnes gordurosas como pernil, costela, bisteca, picanha e frituras em geral.
- Faça refeições mais leves. Elabore um prato colorido com verduras e legumes consumindo-os inicialmente antes das demais preparações.
- Evite comer sobremesas. Dê preferência as frutas após as refeições.
- Consuma os carboidratos integrais (pão integral, macarrão integral, aveia, granola, arroz integral, entre outros).
Faça caminhadas ou qualquer outra atividade física.- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Dê folga ao seu fígado!
- Tome bastante água. Mas evite consumir grande quantidade de líquidos junto das refeições.
- Mesmo sem muita fome não deixe de comer nos intervalos das refeições. Dê preferências às frutas.
- Não exagere no consumo de alimentos, realize todas as refeições com moderação.
E que venha o Ano Novo!!!!
Beijos...









Introdução de alimentos funcionais rico em fitoestrogênio - soja, linhaça, semente de chia, etc;














Outro fator importante é que dietas muito restritas (com menos de 800 calorias, por exemplo) não são recomendadas, uma vez que essas apresentam riscos metabólicos graves, como alterações metabólicas, acidose e arritmias cardíacas. 






Água e eletrólitos - A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.








Para ser rica em proteína a sopa não precisa necessariamente ter somente a carne, mas sim, feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. Outra fonte saudável de proteína é a soja na forma fermentada, que é o miso e tofu.
Morango: Fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.